CAMPANHAS FB
Base de Conhecimento
Documentação Completa do Campanhas FB

Visão geral

 

Campanhas FB é um aplicativo web que tem por objetivo facilitar a programação e publicação de posts nos grupos e páginas do Facebook de maneira agendada e automatizada.

Além disso, você poderá pesquisar por uma determinada palavra chave relacionada com o seu nicho de mercado para que o programa procure por grupos do Facebook relacionados com a sua pesquisa, depois basta escolher os grupos que você quer participar e criar um agendamento automático para que o programa solicite por você der forma automática. 

Você também pode criar vários comentários e salvá-los na plataforma para que o programa publique abaixo de suas postagens lá nos grupos do Facebook. 

Neste vídeo você verá como adicionar o seu perfil na plataforma do Campanhas FB, o processo é bem simples.

Na plataforma temos vários aplicativos que você pode escolher para realizar suas divulgações de forma automática, porém você precisará somente de dois aplicativos:

  • HTC Sence – Para realizar suas postagens nos grupos e páginas do Facebook de forma automática.
  • Facebook for Android – Para fazer solicitações para participar de grupos do Facebook de forma automática.

No vídeo abaixo você vai ver como importar seu perfil, grupos e páginas utilizando o aplicativo HTC Sence.

 Esteja logado em seu perfil do Facebook antes de começar fazer este procedimento. 

Após você fazer a conexão do Campanhas FB ao seu Facebook, você já vai conseguir visualizar todos os seus grupos e páginas na aba Agendamento.

Com isso, você será capaz de realizar sua primeira campanha na plataforma com sucesso.

Vamos lá!

Dentro do seu painel administrativo você pode realizar suas campanhas de diversas formas, com: Texto, Link, Imagem e Vídeo. Veja que nesse exemplo que foi realizado essa campanha na opção: Link. [Clique na imagem para ampliá-la]

Após você adicionar todas as informações solicitadas dos seus respectivos campos, vamos então para fase de agendamento mais abaixo. [Clique na imagem para ampliá-la]

Na opção Horário você vai definir a data e horário que vai começar sua campanha, se você quiser que sua campanha comece imediatamente, então basta deixar essa opção do jeito que está.

Na opção Variação / Atraso você vai definir um intervalo de tempo para cada postagem, veja que o tempo mínimo é de 1800 segundos, equivalente de 30 em 30 minutos para cada postagem.

Esse tempo foi baseado nos termos e condições do Facebook para que o usuário seja bloqueado no Facebook, por fazer postagem em massa ou rápido demais. [Clique na imagem para ampliá-la]

Na opção Programar auto-pause você marca quando você quer dá um tempo maior entre as postagens, exemplo, para cada 40 postagens de um intervalo de tempo de 15 minutos.

Na opção Repetir post você marca quando você quer que essa campanha que você está fazendo seja repetida várias vezes, durante os dias, semana ou mesmo meses. [Clique na imagem para ampliá-la]

Agora, você vai escolher as páginas e grupos que você deseja publicar, você também pode escolher marcar todos os grupos de uma vez e realizar uma pesquisa para remover apenas um ou mais grupos da lista.

Basta ir ali no campo de pesquisa e pesquisar pelo grupo que você não deseja publicar e desmarcar ele.

Pronto! Feito todos esses processos, basta agora você clicar em Publicar que sua campanha será postada automaticamente com ajuda do Campanhas FB.

IMPORTANTE SABER: É aqui que você deve prestar atenção, você não deve criar uma segunda campanha em seguida e publicar ela de imediato, pois as suas campanhas sairão num intervalo de tempo menor que 30 em 30 minutos. O que não é permitido em grandes quantidades de postagens.  

Porém! Você pode criar diversas campanhas em sequência na plataforma. Entretanto, você precisa realmente aprender fazer isso na aba: SEGUNDA CAMPANHA NA PLATAFORMA. 

PS: Não pule essa etapa, pois é a diferença de você conseguir fazer suas publicações com sucesso no Campanhas FB sem ser bloqueado(a) ou ser bloqueado(a) no Facebook por não seguir essas instruções. Então, acesse a aba: SEGUNDA CAMPANHA NA PLATAFORMA para aprender esse processo corretamente.

Aprender essa etapa é fundamental para o sucesso das postagens de suas campanhas.

Como você já sabe, o tempo mínimo permitido do Facebook para cada postagem é de 30 em 30 minutos, por isso se você realizar uma segunda campanha e publicar logo em seguida, suas publicações vão sair com intervalo de tempo menor que o permitido.

Então vamos lá.

Para uma segunda campanha diferente da anterior, você pode escolher realizar ela do mesmo jeito da campanha anterior, com: Texto, Link, Imagem ou Vídeo.

PS: Esse procedimento se aplica também as contas diferentes do Facebook que você adicionou na plataforma do Campanhas FB.

Veja na imagem abaixo que foi realizado uma campanha diferente, mas também na opção Link. [Clique na imagem para ampliá-la]

Ok! Com sua segunda campanha criada, você deve buscar a informação do dia e horário do termino da primeira campanha que já está em curso.

Para visualizar essa informação, basta clicar em Gerenciar Agendamento na sua aba do Campanhas FB.

Recomendamos que abra uma nova janela no seu navegador com o Campanhas FB, assim você evita perder o que você está fazendo na campanha atual. [Clique na imagem para ampliá-la]

Preste muita atenção! Na tela Gerenciar Agendamento, a primeira campanha a ser publicada é a última a ser postada. Entendeu? Se você quiser visualizar o progresso das postagens de suas campanhas, você deve descer a barra de rolagem e clicar na opção, exemplo: 1 -2 -3 -4 > Last. 

Certo! Sabendo que o primeiro da lista significa se o último a ser postado, então basta anotar o dia e horário do termino da campanha que já está em curso. [Clique na imagem para ampliá-la]

Com esses dados anotados, volte para aba Agendamento e lá abaixo em Horário, marque o dia e horário do termino da campanha anterior que já está em curso.

Neste exemplo, veja que está para finalizar todas as campanhas em curso para o dia e horário 2016-12-31  16:36:19.

Então, como você pode ver na imagem abaixo, eu adicionei em marquei para começar a segunda campanha em 2016-12-31  16:17:30.

Se deixasse para as 17:00 a primeira publicação a ser postada da segunda campanha iria em um intervalo de tempo menor de 30 em 30 minutos. Entendeu? [Clique na imagem para ampliá-la]

Pronto! Basta clicar em publicar que sua campanha irá ser publicada com sucesso seguindo as normas do Facebook com o tempo mínimo de cada postagem.

Se quiser criar mais campanhas diferentes, basta seguir esse mesmo processo.

Essa funcionalidade é mais utilizada quando você deseja juntar todos os grupos e páginas de todas as contas do Facebook para realizar uma única campanha, ou seja, a mesma campanha vai para o perfil 1, para o perfil 2 e assim por diante.

PS: Após adquirir seu plano anual, você tem direito de adicionar até 10 contas do Facebook no seu painel do Campanhas FB.

Então, vamos la!

Vou te dá dois exemplos que o programa faz por você.

Aleatório: O programa vai publicar de forma aleatória para todos os perfis, ou seja, ele vai publicar no primeiro grupo do perfil 1, vai aguardar 30 minutos e vai publicar no primeiro grupo do perfil 3, vai aguardar 30 minutos e vai publicar no primeiro grupo do perfil 2, vai aguardar 30 minutos e vai publicar no primeiro grupo do perfil 4 e assim por diante, ou seja, de forma aleatória. (Não necessariamente nessa ordem).

Fila: O programa vai divulgar seguindo uma ordem de postagem, exemplo: primeiro ele vai divulgar em todos os grupos/páginas que você selecionou do perfil 1, depois ele vai divulgar em todos os grupos/páginas que você selecionou do perfil 2 e assim por diante. Entendeu? Espero que sim.

Então vamos lá!

Crie sua campanha na plataforma adicionando seus textos e imagem/vídeo do qual você deseja publicar para todos os perfis.

Veja na imagem que a opção: 

Se você deixar desmarcado essa opção: Publicação aleatória, então ele vai publicar em fila, claro se você selecionar os grupos/paginas de todas as contas do Facebook que você adicionou na plataforma.

Pronto! Selecionado todos os grupos/paginas de todas as contas do Facebook que você tem na plataforma, basta clicar em Publicar.

PS: Não faça outra postagem até finalizar todas as publicações em todos os grupos e páginas que você selecionou, se não ele fará postagens em um intervalo de tempo menor que de 30 em 30 minutos, levando a possibilidade de você se bloqueado no Facebook.

Você pode acompanhar o progresso de suas postagens nas abas: Gerenciar Agendamento e Relatórios de Posts.

Agora você vai aprender como salvar suas campanhas na plataforma, assim você poderá reutilizar elas mais tarde com apenas um clique.

Essa funcionalidade tornará suas publicações mais simples e rápidas pelo Smartphone e Tabletes.

Vamos lá!

Primeiro, crie sua campanha, no exemplo da imagem abaixo, foi criado uma campanha na opção Link. [Clique na imagem para ampliá-la]

Não precisa fazer o agendamento da campanha na opção Horário e também não precisa selecionar nenhum grupo, basta descer a barra de rolagem agora e clicar em Publicações Salvas. [Clique na imagem para ampliá-la]

Aguarde uns instantes que vai abrir uma janela, onde você deve informar o título para essa campanha que deseja salvá-la e logo após clique em Publicações Salvas. [Clique na imagem para ampliá-la]

Pronto! Agora basta atualizar o site que você já vai conseguir visualizar a opção Lista de posts salvos. [Clique na imagem para ampliá-la]

Se você deseja deletar alguma campanha que você salvou, basta clicar em Publicações Salvas. [Clique na imagem para ampliá-la]

Você pode escolher por deletar uma por uma, ou deletar todas ao mesmo tempo. [Clique na imagem para ampliá-la]

PS: Essa opção só está funcionando para as opções: Texto e Link. Mais tarde iremos acrescentar para Imagem e Vídeo. Você receberá uma notificação quando isso acontecer.

Outra questão que pode levar bloqueio do usuário no Facebook, é postagens indevidas em grupos específicos, ou seja, vamos supor que você venda camisas de músicas de rock e você posta essa campanha em um grupo que só tem pessoas evangélicas, alguém desse grupo pode entender que sua publicação não é recomendada para aquele grupo e consequentemente pode te marcar como spam. E isso vai gerar bloqueio do seu perfil.

Pensando nisso, o Campanhas FB traz a opção de criar pastas segmentadas de grupos específicos que você participa do Facebook.

Então vamos começar. Primeiro acesse Gerenciar Grupos. [Clique na imagem para ampliá-la]

Em seguida, clique em Adicionar. [Clique na imagem para ampliá-la]

Na tela a seguir, vai te mostrar os seus grupos que você participa no Facebook, bem como, a quantidade de grupos.

Você verá duas caixas, a do lado esquerdo que traz todos os seus grupos, e do lado direito traz uma caixa vazia, é nela que você vai adicionar os grupos específicos do qual você quer montar. [Clique na imagem para ampliá-la]

Para adicionar grupos para outra caixa, basta clicar nos grupos do lado da caixa a esquerda, e para tirar um grupo da caixa a direita, basta clicar em cima dos grupos da caixa a direita.

Adicione um título para esse grupo e clique em: Enviar.

Pronto! Para visualizar suas pastas segmentadas de grupos do Facebook basta clicar na opção: Gerenciar Grupos. [Clique na imagem para ampliá-la]

Caso queira adicionar ou remover um grupo em alguma pasta que você criou, basta clicar no lápis e para excluir uma pasta, basta clicar na lixeira em uma das pastas ou marcar todas as pastas e clicar em Deletar.

Na aba relatório de post você vai encontrar as informações referentes de suas postagens, como: a porcentagem de posts que foi publicados com sucesso, qual a porcentagem dos posts que ainda vai ser publicadas, e bem como a porcentagem de erros.

Com suas campanhas já sendo publicadas, vai até a aba Relatórios de Posts. [Clique na imagem para ampliá-la]

Nessa tela você vai encontrar duas opções: Status de Posts e Posts Completos.

Na opção: STATUS DE POSTS, você verá que ele mostra duas cores, cinza escuro e o azul.

Na parte cinza escuro vai te mostrar a porcentagem de posts que ainda falta para serem publicadas.

Na parte  em azul, vai te mostrar a porcentagem de posts que já foram publicadas.

Na opção:  POSTS COMPLETO, você verá também que ele mostra duas cores, cinza escuro e o azul.

Na parte cinza escuro vai te mostrar a porcentagem de posts que gerou erros.

Na parte  em azul, vai te mostrar a porcentagem de posts que já foram publicadas com sucesso. [Clique na imagem para ampliá-la]

PS: Os erros que são registrados nessa tela não quer dizer que são erros do Campanhas FB, e sim, são grupos problemáticos que te impede de você publicar neles, mesmo sendo manualmente.

Você vai entender mais sobre isso na aba: REMOVER GRUPOS QUE GERA ERROS.

Nessa aba você vai encontrar as informações das publicações de suas campanhas, como: quais grupos, páginas e perfis que você está publicando e qual o status delas.

Para visualizar essas informações, clique em: GERENCIAR AGENDAMENTO. [Clique na imagem para ampliá-la]

Na tela a seguir você vai observar o status de sua postagem, como: processando, publicado e repetir. [Clique na imagem para ampliá-la]

No Status Processando na cor em azul, quer dizer que a campanha ainda será publicada, você também pode editar uma campanha antes que ela seja publicada.

No Status Publicado na cor verde, quer dizer que sua campanha já foi publicada e você já pode conferir se realmente a sua campanha foi postada naquele grupo.

Para isso, basta clicar na lupa, que você será redirecionado para o grupo ou página do Facebook que o programa Campanhas FB postou.

Você também pode visualizar as estatísticas daquela postagem, como: quantas pessoas curtiram, quantos comentários e compartilhamentos.

E por fim, temos o Status Repetir na cor roxa, que quer dizer que o programa já realizou aquela campanha e vai repetir ela várias vezes durante a semana, meses de acordo com o tempo que você programou o termino das suas campanhas.

Se você identificou que na aba relatórios de posts exite uma porcentagem de posts com erros, então quer dizer que você participa de alguns grupos que geram erros na hora do programa publicar neles.

Para que esses erros desapareçam do seu campanhas FB, você tem que identificar esses grupos e sair deles. Você entenderá como fazer isso na aba REMOVER GRUPOS QUE GERA ERROS.

Mas, antes disso, vamos entender alguns desses erros que alguns grupos geram.

#200 Permissions error [Clique na imagem para ampliá-la]

Esse erro #200 Permissions error quer dizer que por algum motivo o administrador daquele grupo não deixa mais ninguém publicar nele, só o administrador desse grupo pode publicar nesse grupo.

invalid album id [Clique na imagem para ampliá-la]

Todos podem postar uma mensagem em um feed de página ou grupo, enquanto que somente os administradores da página ou grupos podem publicar com imagens.

Unknow error [Clique na imagem para ampliá-la]

Grupo ou página que não existe mais no Facebook. Ou seja, o administrador excluiu aquela página ou grupo que você participava.

Your message couldn’t be sent because it includes content that other people on Facebook have reported as abusive. [Clique na imagem para ampliá-la]

Sua mensagem não pôde ser enviada porque incluí conteúdo que outras pessoas no Facebook relataram como abusivo.

You’re temporarily restricted from joining and posting to groups [Clique na imagem para ampliá-la]

Esse é o pior, pois você está temporariamente impedido de participar e postar em grupos.

PS: Isso só acontece no Campanhas FB se o usuário não respeitar o tempo mínimo exigido do Facebook de 30 em 30 minutos para cada postagem.

Por isso trazemos essa documentação completa do Campanhas FB para te ajudar evitar esse tipo de mensagem desagradável.

Todos os usuários do Campanhas FB que respeita esse intervalo de tempo exigido pelo Facebook para cada postagem estão fazendo suas publicações diárias no Facebook com sucesso.

Se você também respeita esse tempo, você terá um excelente programa trabalhando por você em suas publicações no Facebook por ano todo.

Se você deseja deixar em relatórios de posts com status POSTS COMPLETO 100% em azul, então siga essas instruções.

Como você já viu, existem alguns grupos problemáticos que você pode está participando, e consequentemente eles exibem erros de postagens no seu relatório.

Para remover esses grupos que geram erros na plataforma, então, primeiramente você precisa identificar dentro do Campanhas FB quais são esse grupos.

E para isso, entre na aba Gerenciar Agendamento.

PS: Aguarde que todas as suas campanhas sejam publicadas, assim você faz esse processo apenas uma vez.

Em seguida, desça a barra de rolagem e vai olhando quais os posts que apresentaram erros, e vai anotando no bloco de notas, apenas o nome desses grupos.

E vai fazendo isso com todos os grupos que você indentificar, vai passando por cada página utilizando a barra de navegação lá em baixo.

Ok! Feito isso, com todos os grupos que gerou erro na plataforma anotado no bloco de notas, volte agora para aba Agendamento.

Em seguida, desça a barra de rolagem até na opção Grupos, onde você vai visualizar todos os seus grupos que você participa e administra.

O que você tem que fazer agora, é simplesmente digitar o nome do grupo em minúsculo (tem que ser minúsculo) dentro do campo de pesquisa. Não copie e cole o nome do grupo na barra de rolagem se não ele não aparece para você.

Agora, basta você clicar na lupa para visualizar esse grupo lá no Facebook. Veja na imagem, que esse grupo não deixa ninguém postar nele, apenas o administrador desse grupo pode publicar.

Agora basta clicar em: Entrou e depois Sair do Grupo.

Repete esse mesmo processo com todos os grupos que você conseguiu identificar que gerou erros na plataforma e ir saindo deles.

Quando você terminar de sair desses grupos, volte no Campanhas FB para atualizar a plataforma.

Para isso, vai lá na opção grupos na aba Agendamento e clicar na opção em azul escrito Here.

Em seguida, vai abrir uma janela, onde você deve atualizar o aplicativo, clique na etapa 1 em Atualizar.

Você deve pegar o código (token de Acesso) que vai aparecer rapidamente na URL na outra janela que vai abrir, seja rápido para copiar esse código. Aconselhamos que  utilize o teclado com as teclas ctrl v para copiar.

O código (token de Acesso) deve ser parecido como este na imagem abaixo. [Clique na imagem para ampliá-la]

Após copiar o código (token de Acesso) feche a tela e vai lá em baixo na etapa 3 e cole o código que você copiou e clique em: Enviar.  [Clique na imagem para ampliá-la]

Pronto! Espere alguns instantes que a plataforma irá atualizar, e aqueles grupos que gerou erros não estarão mais no programa.

 

Olá! Seja bem vindo.

Esse processo que você vai está aprendendo serve para usuários que identificarão grupos que gera erros na plataforma e decidiu parar de participar desses grupos lá no Facebook e precisa atualizar a plataforma para que esses grupos não apareça mais em sua plataforma.

Esse processo serve também para usuários que entraram em novos grupos após já ter uma conta registrada no Campanhas FB e que agora quer que esses novos grupos apareça na plataforma para poderem publicar neles também.

Para atualizar o Campanhas FB basta você clicar na opção Here, como mostra na imagem abaixo. 

 

p