Como Gerar mais Conversões no Facebook e Vender Mais

Por Elena Silva,
Publicado em 18 de novembro de 2017. | Atualizado em 10 de julho de 2018.

Com mais de 60 milhões de páginas comerciais ativas, o facebook é hoje uma importante ferramenta de Marketing Digital, especialmente para as empresas que buscam estabelecer uma presença sólida em meio virtual e gerar mais prospectos para obter maiores conversões.

A rede social atingiu os 2.3 bilhões de usuários no ano de 2018 e oferece oportunidades variadas a quem deseja elevar o engajamento de uma página.

Diga-se de passagem, é através da criação de uma página no Facebook que uma empresa pode encontrar novos clientes, criar com estes um vínculo duradouro e transformá-los em divulgadores potenciais da marca.

Os usuários utilizam o Facebook para conectar-se aos amigos e familiares, mas também para explorar conteúdos que abordem os seus interesses.

Pensando nisso, conhecer o público-alvo e criar conteúdos que respondam as suas principais dúvidas e anseios, pode ser a chave para gerar mais conversões através da página do facebook.

Acompanhe esse artigo e descubra os principais tópicos que podem te ajudar.

Entenda o que são as conversões

Podemos encarar as conversões como um indicador de performance quando são feitas visitas a uma página no Facebook ou a um website que cumpram a alguma meta pré-estabelecida.

Elas são importantes a qualquer negócio, pois estão no centro das campanhas em marketing digital.

É possível pensar em diferentes “tipos” de conversão. Quando falamos sobre a compra de um produto em lojas virtuais, estamos mencionando o mais tradicional.

Mas a solicitação de orçamento para algum serviço é também uma conversão, bem como o preenchimento de formulários e o compartilhamento de conteúdos nas redes sociais.

A taxa de conversão é uma métrica fundamental para analisar a eficácia das estratégias empregadas em uma campanha.

Elas ajudam a entender os resultados gerados, ou, em outras palavras, qual o retorno está sendo obtido através dos investimentos feitos, seja através da monetização, ou através de um esforço temporário empreendido.

Há de se destacar, no entanto, que é preciso estar atento a otimização da conversão por todas as etapas do funil de vendas, não bastando apenas atrair o público para o contato inicial com a sua página – embora seja também importante.

A otimização das conversões por todo o funil de vendas

Quem busca por mais conversões através da página do facebook deve dar a devida importância as otimizações necessárias que permitem ao usuário avançar pelas etapas do funil de vendas.

Não basta apenas elevar o número de visitas; é preciso qualificá-las através da conversão inicial de visitantes em seguidores; após esta etapa, chega o momento de apresentar aos seguidores conteúdos que auxiliem na tomada de decisões e leve-os a concluir uma ação.

Há estratégias indicadas para cada etapa do funil de vendas. A saber:

Topo do funil
É a base do funil; a parcela que compreende os visitantes que chegaram ao website da empresa ou página do facebook.

O segredo aqui é entender de onde estão vindo as visitas e quais os conteúdos estão sendo acessados, para então otimizar tais conteúdos junto aos pontos de contato e levá-los a próxima etapa.

Meio do funil
Neste momento é importante manter os usuários conectados a sua empresa, produzindo conteúdos que ajudem a tomar decisões futuras; É onde entram os materiais demonstrativos ou mesmo a comparação com as concorrentes.

Na verdade, há diversos conteúdos que podem ser produzidos nesta etapa e levá-los ao fundo do funil.

Fundo do funil
Aqui, aquele usuário inicial está ainda mais próximo de tornar-se um consumidor de sua marca. O ideal é produzir conteúdos ricos que sirvam de apoio e o levem a concluir o objetivo final da estratégia previamente estabelecida.

Engajamento: A chave para as conversões no Facebook

Não há como falar sobre o aumento das conversões em uma página do Facebook sem considerar a importância de aumentar o engajamento dos usuários da rede social com a sua marca.

O engajamento é a interação e o relacionamento desenvolvido por indivíduos que seguem a sua página (independente do número total de usuários que a sigam).

Ele ocorre quando o usuário interage com os conteúdos postados, seja através de comentários, reações, a promoção de discussões relevantes sobre o seu negócio (ou algum conteúdo) e também quando é dado o envio de mensagens solicitando maiores informações.

Apesar de pouco precisa, a opinião dos indivíduos que seguem a sua página podem também ser úteis a sua estratégia.

Esteja sempre atento a opinião a respeito das experiências com a marca, quais são as críticas e demais avaliações feitas.

Por fim, é através do engajamento dos usuários que elevam-se as chances de adquirir novos divulgadores para a sua marca, influenciando outras pessoas e/ou grupos a consumirem também o conteúdo de sua página.

As principais dicas para gerar mais conversões através da página do Facebook

Uma página do Facebook oferece inúmeras possibilidades quando o assunto é conteúdo. Além de ser um canal de divulgação para blogposts, há espaço para entreter, educar e empolgar os usuários através de imagens, vídeos e outros materiais ricos.

Quem deseja gerar mais conversões deve atentar-se às necessidades do público-alvo para traduzi-las em conteúdos que possam ser consumidos de forma rápida e agregar valor ao usuário.

Há algumas dicas principais que beneficiam quem utiliza a página do Facebook para a conversão. A saber:

O conhecimento sobre o público-alvo
Não há como produzir conteúdos que atinjam ao seu público alvo, sem antes considerar quem é a sua persona, quais são as suas principais dúvidas e as suas necessidades.

O segredo para produzir o conteúdo adequado aos seguidores de uma página é entender os seus maiores problemas e também pesquisar sobre aquilo que os engaja em outras páginas do Facebook.

Esta é uma excelente estratégia para produzir postagens baseadas nas dúvidas dos usuários e atraí-los ao conteúdo que está sendo publicado no Facebook, para que então avancem nas etapas do funil de compra.

O que é uma persona?
Simples: A representação de seu cliente ideal. Uma persona é um personagem fictício criado por empresas com base em dados reais sobre o comportamento, histórias, objetivos, desafios e preocupações.

Apesar do que muitos podem imaginar, persona e público-alvo não são sinônimos. Enquanto o público-alvo abrange uma camada da sociedade que consome o conteúdo ou o produto de sua empresa, a persona é a idealização de um cliente, da forma mais exclusiva e humanizada possível.

É através da criação de uma persona que são criados materiais que auxiliam a atingir o objetivo final. Uma vez ciente de quem é o consumidor do produto que a sua empresa produz (seja ele material ou conteúdo), é fácil desenhar as melhores estratégias até mesmo para a camada mais abrangente, que é o seu público-alvo.

A sua persona define o tom de seu texto, a melhor abordagem; indica quais são os principais interesses, a área de atuação, o seu nível de escolaridade, profissão, idade, sexo, dentre outros fatores que tendem a aproximar os investimentos em conteúdo dos resultados desejados.

O diálogo com os seguidores
Há estudos que comprovam que o “toque humano” dado as páginas no Facebook é capaz de gerar maior empatia dos seguidores por aquela marca. Pensando nisso, a segunda dica é voltada a interação.

Sempre que possível, interaja com os seguidores de sua página, curta os seus comentários e responda-os, sem esquecer de dar a devida atenção às dúvidas enviadas por mensagens.

Na busca por um diálogo humanizado com os usuários, uma pitada de humor pode trazer bons resultados e gerar muitos compartilhamentos, atraído visitas a sua página.

Mas cuidado! Exagerar nas piadas pode influenciar na opinião dos usuários sobre a seriedade e comprometimento da marca.

Uma outra forma de ampliar a interação e, consequentemente o engajamento, é promovendo a comunicação entre os seguidores de sua página pela produção de conteúdos dinâmicos, votações, tópicos para discussão ou polêmicas.

A produção de conteúdos que entretenham e eduquem ao seu público

A esta altura, não há quem duvide que produzir os conteúdos que interessem a sua persona é fundamental para aumentar o engajamento com a página do facebook. Mas como?

Há diversas formas, uma delas é através do uso de imagens, também há a possibilidade de apresentar estatísticas, citações e/ou dados que possam ser consumidos de maneira rápida, mas que ainda sejam capazes de agregar valor ao usuário.

Há diversos conteúdos que podem educar aos seus seguidores e deixá-los intrigados, desde uma simples fotografia a um vídeo complexo, que explique melhor sobre algum tema.

O acompanhamento do desempenho da página
É importante visualizar constantemente os resultados e as taxas de conversão. Igualmente importante é manter o contato com o público em dia, respondendo as mensagens e demais interações.

Através da análise de desempenho, é possível notar quais são os tipos de conteúdo que geram maior engajamento; também o número de curtidas ou compartilhamentos de uma postagem podem indicar a melhor direção para a sua estratégia.

O monitoramento permite descobrir quais são os melhores dias e horários para as suas postagens, pelo alcance obtido pelas principais publicações da página.

Há quem recomende que as publicações sejam feitas entre às 13h e 16h. Porém, cada público responde de forma distinta aos conteúdos (e em momentos variados). O ideal é testar todas as possibilidades.

Acompanhe o desempenho de páginas concorrentes
Calma: Ninguém está dizendo para copiar o que outros já estão fazendo, mas observar o que vem dando certo para as principais concorrentes é uma forma de orientar o conteúdo na melhor direção do público que deseja atingir.

Deixando de lado a competitividade, saiba reconhecer em quais aspectos estão obtendo sucesso, mas também quais são as lacunas do negócio, para que não faça o mesmo em sua página.

Saiba quais são os seus objetivos
A essa altura, pode parecer besteira mencionar, mas é fundamental que ao buscar por mais conversões em uma página do facebook, tenha-se clareza de quais serão os seus fins

Afinal, é possível utilizar uma página do Facebook para construir a percepção da marca pela produção de conteúdo de qualidade. Isto atribuirá autoridade ao seu trabalho, fazendo da página relevante aos seguidores e intensificando o engajamento.

Há empresas que utilizam as páginas do facebook para nutrir leads ou clientes potenciais. Através de conteúdos de topo do funil, é possível identificar em meio aos seguidores àqueles propensos a se tornarem clientes. Assim, surge a necessidade de ampliar os canais de relacionamento, com múltiplas alternativas de contato (e-mail e outros).

Por fim, uma página pode ter a finalidade de elevar o número de vendas através da produção de conteúdos que atraiam os clientes e os encaminhem a um outro endereço da página virtual. Neste ponto, é imprescindível conquistar a atenção de indivíduos que até então desconheciam a sua marca, para que venda produtos.

Não há outra forma, que não o conteúdo de qualidade; Mas os objetivos finais serão alcançados somente se houver a clareza de quais serão as finalidades das conversões pela página do Facebook.

A dica final para otimizar a conversão através da página do Facebook

Na verdade, a dica final é um grande resumo de cada tópico do texto. Ela diz respeito a coleta de dados – tanto quantitativos quanto os qualitativos -, para impedir que uma empresa faça investimentos de tempo e dinheiro em estratégias fadadas ao fracasso.

Sem que seja feita a coleta de dados, dá-se espaço às adivinhações pautadas em “achismos” – que podem e possivelmente levarão a alguns erros.

Por isso, quando possível, dedique um tempo de qualidade a coleta e a análise dos dados obtidos por sua página. Como mencionado, não apenas os dados quantitativos importam (taxas de conversão, visualização da página, alcance e outros), como os qualitativos.

O que os usuários pensam sobre a sua marca pode nem sempre fornecer informações precisas, mas por vezes revelam quais são os aspectos que podem ser melhorados, além de permitir que expressem quais são as suas reais necessidades.

Caso os seguidores de sua página não tenham exposto em classificações ou comentários a opinião a respeito, não hesite em perguntar. Por meio desta avaliação é possível fazer grandes avanços.

Ao realizar as suas pesquisas com os usuários, busque pelos padrões e repetições de palavras. Entenda quais foram as principais objeções para a conclusão de alguma ação e quais são as palavras utilizadas para descrever a sua página, produto ou serviço.

Dotado destas informações, não há dúvidas que a sua marca conseguirá gerar mais conversões através da página do facebook. Caso o conteúdo tenha sido útil, não deixe de curtir e comentar. Boa sorte!